Aqui está um guia rápido para ajudar a instalar e tirar partido do Linux Caixa Mágica no seu sistema.
Antes de iniciar
Verifique a sequência de arranque (boot) ou ordem dos dispositivos na configuração da BIOS, coloque o CD-ROM para ser o dispositivo primário de arranque (boot). A configuração necessária para a instalação do Linux Caixa Mágica é:
- Processador: Qualquer processador Intel, AMD ou VIA
- Memória Ram: 512MB mínimo, 1GB recomendado
- Disco Rígido: 2GB mínimo, 6GB recomendado
- Placas de vídeo: NVIDIA, ATITM, Intel, SiS, Matrox, VIA. As funcionalidades de desktop 3D requerem uma NVIDIA GeForce (acima de 8800), ATITM Radeon 7000 até HD 3870, ou Intel i845 até x4500HD. A aceleração 3D é suportada na maioria das placas. Para mais informações consulte a base de dados de compatibilidade de hardware.
- Placas de som: Todas as Sound Blaster, AC97 e compatíveis HDA são suportadas. (Nota: placas Creative Labs X-Fi não são suportadas neste momento.)
- SATA, IDE, SCSI, SAS : a maioria das controladoras são suportadas em modo non-RAID, algumas são suportadas no modo RAID
Certifique-se que todo o seu harware está ligado (fisicamente e também no botão de ligar do próprio equipamento) ao seu computador durante a instalação. Impressoras, modems, scanners e joysticks são apenas alguns exemplos de periféricos que o Linux Caixa Mágica pode detectar e configurar automaticamente enquanto é instalado.
O Linux Caixa Mágica pode configurar um grande número de dispositivos de hardware, a lista é enorme para ser detalhada aqui. Pode consultar uma lista de hardware suportado actualizado no site da Base de Dados de Hardware suportado Caixa Mágica.
Co-existindo com outros sistemas operativos
Pode instalar o Linux Caixa Mágica junto com outros sistemas operativos ou outras versões do Linux na mesma máquina. Tenha a documentação desses sistemas à mão e garanta que:
- Fez cópias de segurança dos seus dados. Esta é sempre a melhor escolha para assegurar a segurança dos seus dados.
- Desfragmente o disco. Isto geralmente é necessário com todas as versões do Windows. O sistema de ficheiros do Linux tem uma fragmentação baixissima, não sendo necessária a desfragmentação.
- Crie espaço para o Linux Caixa Mágica. 10GB pode ser o suficiente dependendo o que vai fazer com ele. O próprio instalador pode redimensionar partições existentes de Windows e Linux sem o risco de perda de dados.
Com o Linux Caixa Mágica instalado, e com o sistema reiniciado, vai surgir um menu no qual pode escolher o sistema operativo: use as setas de navegação para seleccionar aquele que quer, e então pressione a tecla Enter.
Se actualizar da versão Linux Caixa Mágica 2, não se esqueça de fazer cópias de segurança do seu sistema.
Actualizar de versões anteriores (antes da 12) não é suportado. Nesse caso, precisa fazer uma instalação limpa e não uma actualização.
Passos principais da instalação
- Insira o seu CD ou DVD de instalação na drive e reinicie o sistema.
- Pressione a tecla [Enter] quando o ecrã de Bem-vindo do Linux Caixa Mágica surgir, e siga as instruções com atenção.
- Quando a instalação estiver completa retire a média de instalação quando for ejectada; o seu sistema vai ser reiniciado. Caso não reinicie automaticamente, reinicie o computador manualmente.
- O Linux Caixa Mágica vai iniciar. Depois da inicialização, poderá entrar na sua máquina com a conta de utilizador criada durante a instalação, ou como "root".
A conta "root" fornece acesso irrestrito ao sistema Linux. Não a use excepto para configurar ou administrar o Linux. Para uso diário, use uma conta de utilizador que pode configurar usando a ferramenta "userdrake", ou com os comandos "adduser" e "passwd".
Se acontecer algo de errado durante sua primeira instalação, inicie da média de instalação novamente, e dependendo do seu problema, tente uma das opções Fx que estão colocadas no fundo do ecrã. Escolha uma opção e carregue na tecla F1 para informações sobre o que esta opção faz.
Boot Options: esta linha contém as opções passadas ao kernel que serão usadas durante o arranque. A maioria das máquinas não precisa de opções específicas para o kernel.
Outra instalação
Também pode instalar o Linux Caixa Mágica pela rede (ftp, http). Para isso, precisa apenas de uma imagem inicializável no CD para começar o processo de instalaçao e então trocar para a média da rede.
Grave a imagem boot.iso depois inicie a partir dela. Ela suporta todos os métodos de instalação, cdrom, rede, e disco-rígido.
Também pode fazer uma instalação em modo texto se, por alguma razão, tiver problemas pela instalação gráfica padrão. Para isto, carregue na tecla [F1] no ecrã de bem-vindo do Linux Caixa Mágica e escreva textna linha de comando.
Solução de problemas
Se for necessário recuperar o seu sistema Linux Caixa Mágica existente, insira a CD-ROM de instalação e carregue na tecla [F1] no ecrã de Bem-vindo do Linux Caixa Mágica, e escreva rescue na linha de comando.
Suporte e informações adicionais
Para suporte adicional, veja o seguinte:
- Suporte online
- Leia a Errata do Linux Caixa Mágica
- Documentaç&aatilde;o On-line completa
- Leia e entre no Fórum de discussão On-line
Idiomas
Este guia está disponível em:
|