Aqui está um guia rápido para ajudar a instalar e aproveitar o Caixa Mágica Linux em seu sistema.
Antes de iniciar
Verifique a sequência de boot ou ordem dos dispositivos na configuração da BIOS, coloque o CD-ROM para ser o dispositivo primário de boot. A configuração necessária para a instalação do Caixa Mágica Linux é:
- Processador: Qualquer processador Intel, AMD ou VIA
- Memória Ram: 512MB mínimo, 1GB recomendado
- Disco Rígido: 2GB mínimo, 6GB recomendado
- Placas de vídeo: NVIDIA, ATITM, Intel, SiS, Matrox, VIA. Funcionalidades de desktop 3D requerem uma NVIDIA GeForce (acima de 8800), ATITM Radeon 7000 até HD 3870, ou Intel i845 até x4500HD. Aceleração 3D é suportada na maioria das placas. Para mais informações consulte a database de compatibilidade de hardware.
- Placas de som: Todas as Sound Blaster, AC97 e compatíveis HDA são suportadas. (Nota: placas Creative Labs X-Fi não são suportadas atualmente.)
- SATA, IDE, SCSI, SAS : maioria das controladoras são suportadas em modo non-RAID, algumas são suportadas no modo RAID
Certifique que todo o seu harware está conectado e ligado ao seu computador durante a instalação. Impressoras, modems, scanners e joysticks são apenas alguns exemplos de periféricos que o Caixa Mágica Linux pode detectar e configurar automaticamente enquanto é instalado.
Caixa Mágica Linux pode configurar um grande número de dispositivos de hardware, a lista é enorme para ser detalhada aqui. Você pode consultar uma lista de hardware suportado atualizada no site da Database de Hardware suportado Caixa Mágica.
Co-existindo com outros sistemas operacionais
Você pode instalar o Caixa Mágica Linux junto com outros sistemas operacionais ou outras versões do Linux na mesma máquina. Tenha a documentação desses sistemas em mãos e esteja certo de:
- Faça backup dos seus dados. Esta é sempre a melhor escolha para assegurar asegurança dos seus dados.
- Desfragmente o disco. Isto geralmente é necessário com todas as versões do Windows. O sistema de arquivos do Linux tem fragmentação baixissima, não sendo necessária a desfragmentação.
- Faça espaço para o Caixa Mágica Linux. 10GB pode ser o suficiente dependendo o que você vai fazer com ele. Saiba que o próprio instalador pode redimensionar partições existentes de Windows e Linux sem o risco de perda de dados.
Com o Caixa Mágica Linux instalado, e com o sistema reiniciado, um menu do qual você pode escolher o sistema operacional vai aparecer: use as setas de navegação para destacar aquele que você quer, então precione Enter.
Se atualizar da versão Caixa Mágica Linux 12, nao esqueça de fazer cópias de segurança de seu sistema.
Atualizar de versões anteriores (antes da 12) não é suportado. Nesse caso, necessita fazer uma instalação limpa e não uma atualização.
Passos principais da instalação
- Insira seu CD ou DVD de instalação e reinicie o sistema.
- Aperte [Enter] quando a tela de Bem-vindo do Caixa Mágica Linux aparecer, com cuidado siga as instruções.
- Quando a instalação estiver completa tire a mídia de instalação quando for ejetada; seu sistema vai ser reiniciado. Caso não reinicie automaticamente, reinicie o computador manualmente.
- O Caixa Mágica Linux vai iniciar. Depois da inicialização, você poderá logar na sua máquina com a conta de usuário criada durante a instalação, ou como "root".
A conta "root" fornece acesso irrestrito ao sistema Linux. Não a use exceto para configurar ou administrar o Linux. Para uso diário, use uma conta de usuário que você pode configurar usando a ferramenta "userdrake", ou com os comandos "adduser" e "passwd".
Se algo de errado acontecer durante sua primeira instalação, inicie da mídia de instalação novamente, e dependendo do seu problema, tente uma das opções Fx que estão posicionadas embaixo na tela. Escolha uma opção e aperte F1 para informações sobre o que esta opção faz.
Boot Options: esta linha contém as opções passadas ao kernel que serão usadas durante o boot. A maioria das máquinas não precisa de opções específicas para o kernel.
Outra instalação
Você também pode instalar o Caixa Mágica Linux pela rede (ftp, http). Para isso, precisa apenas de uma imagem inicializável no CD para começar o processo de instalaçao e então trocar para a mídia da rede.
Grave a imagem boot.iso depois inicie a partir dela. Ela suporta todos os métodos de instalação, cdrom, rede, e disco-rígido.
Você também pode fazer uma instalação em modo texto caso, por algumarazão, você tiver problemas pela instalação gráfica padrão. Para isto, aperte[F1] na tela de bem-vindo do Caixa Mágica Linux e digite textna linha de comando.
Solução de problemas
Se você precisa recuperar seu sistema Caixa Mágica Linux existente, insira a CD-ROM de instalação e aperte [F1] na tela de Bem-vindo do Caixa Mágica Linux, então digite rescue na linha de comando.
Suporte e informações adicionais
Para suporte adicional, veja o seguinte:
- Suporte online
- Leia a Errata do Caixa Mágica Linux
- Completa Documentaç&aatilde;o On-line
- Leia e entre no Fórum de discussão On-line
Idiomas
Este guia está disponível em:
|